quarta-feira, 16 de março de 2016

Wayuu Bag em crochê

A bolsa wayuu é originária da tribo indígena Wayuu, que habita a península La Guajira, divisa de Guajira (Colômbia) com Zulia (Venezuela) região desértica e isolada com cerca de 600 mil habitantes que vivem em aldeias familiares.

Nesta tribo os homens podem ter mais de uma esposa. Os filhos levam o sobrenome das mães, que são muito importantes e respeitadas na cultura da tribo e na manutenção das tradições, uma delas é a bolsa em crochê, passada de geração para geração. Considerada um símbolo de sabedoria, inteligência e criatividade.

https://www.flickr.com/photos/eafit/7887752288


A lenda diz que uma aranha ensinou as mulheres como tecer seus desenhos em bolsas. Cada peça é única e exclusiva e pode levar até um mês para ficar pronta.

Originalmente eram feitas com lã tecida e tingida pela própria tribo, porém hoje já se utiliza fios de algodão mercerizados industrialmente e fios acrílicos. 

A agricultura, pecuária e mineração movimentam a economia local, mas as bolsas tornaram-se um meio de apoio financeiro para o povo Wayuu, o que lhes permite preservar o seu modo de vida.


Fontes: 
http://wayuutribe.com/pages/about-wayuu-women
https://es.wikipedia.org/wiki/Pueblo_way%C3%BA








Para fazer a bolsa, assista os vídeos. Eu utilizo a linha Camila Fashion, da Coats Corrente e agulha 2,5mm.

















2 comentários:

  1. bellissime borse peccato x la lingua spero di capire il diagramma x farne una grazie ciao ,,

    ResponderExcluir